domingo, 15 de agosto de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Carta ao Leitor


Rosa ou azul? Moda ou Futebol? Gato ou cachorro? Rock ou Funk?
É difícil chegar a uma conclusão quando tocamos em alguns temas considerados difíceis. Nas páginas a seguir desta edição, mostraremos matérias que agradarão a todos, sejam meninos ou meninas. Vamos discutir os chamados comportamentos de gênero, colocando em prática a polêmica de que menino não pode usar rosa e menina não poder jogar futebol, por exemplo.

Não deixaremos de ter humor, afinal de contas, ele é fundamental para entendermos as angústias nossas de cada dia. Tá, sabemos que certo preconceito ainda permanece quando o assunto é discutir e rediscutir determinados valores sociais. Sabemos também que certas pessoas ficam com vergonha de “assumir” aquilo que realmente gostam e de expressar suas próprias opiniões.

Esperamos que a Plop possa redefinir determinadas posições que só fazem mal a todos nós. Perguntamos: será realmente que uma cor pode definir o que é ser menino? Um esporte pode fazer uma menina ser menos menina? Nós já temos a nossa resposta, esperamos que vocês também descubram a de vocês.

Bom, que tal irmos direto ao ponto? A partir de agora convidamos todos os leitores a se divertirem e refletirem com nossas matérias.
Boa leitura a todos!!!

Equipe de redação.

CRÍTICA DO FILME: "CRIANÇAS INVISÍVEIS



Apesar de algumas histórias serem muitos diferentes daquilo que vivemos em nosso país, representam a realidade de muitas crianças de outros lugares.



O filme tem a intenção de retratar as diferentes realidades das crianças dos dias de hoje, isto é, como elas se tornam “pequenos adultos” antes da hora e acabam perdendo uma fase fundamental para todo ser humano: a infância. Problemas dos mais diversos tipos e a marca cruel em suas consciências por terem perdido a melhor época de suas vidas, são retratados por diretores de vários países.


Infelizmente, todos nós, adultos e adolescentes conscientes de nossos papéis sociais, sabemos que muitas vezes isso ocorre por necessidade, afinal de contas, nem todas as crianças nascem com liberdade de escolha e oportunidades. Muitas têm pais fugitivos da polícia e drogados, como os pais da personagem Blanca, por exemplo. E é justamente aí que, as tais “crianças invisíveis” olham para outras crianças e veem como é difícil não ter um tempo para brincar; não ter uma família com quem compartilhar suas alegrias.


Há histórias no filme que nos atingem mais profundamente e nos fazem sentir a dura realidade das diferentes raças de crianças retratadas no filme, como se estivéssemos no lugar delas, é o caso de “Song Song e Gatinha”, último curta de uma série de sete narrativas. As outras histórias mostradas são um pouco mais frias e distantes da realidade na qual vivemos, mas também têm semelhanças, como nas irregularidades, erros e problemas que eliminam a infância das crianças e as forçam a amadurecer antes da hora, ocasionando grandes sofrimentos e até mesmo traumas por não terem a vida de uma criança normal.

Oportunidade é o que essas crianças (fictícias e reais) querem hoje. Oportunidade de uma vida melhor e de serem pessoas boas. Como seria bom se todas as crianças pudessem ter apenas cicatrizes causadas por um simples tombo da árvore e não pela violência de uma garrafa quebrada em sua cabeça por seu próprio pai. Como seria mais simples se aquela perna estivesse machucada apenas por causa de uma partida de futebol com amigos e não por ter sido atingida por uma bala perdida durante a fuga da polícia.

Luiza Silva Rezende – Aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental II




O filme “Crianças Invisíveis” é a junção de pequenas histórias de sete diretores diferentes. Filmadas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, ele tem como objetivo mostrar a horrível situação que muitas crianças vivem hoje. As histórias não têm ligação nenhuma umas com as outras, quer dizer, a única semelhança é o tema que envolve a situação real da infância: crianças que se tornam adultas antes do tempo.

A união das histórias faz com que possamos perceber que as situações são muito semelhantes em todos os lugares, ou seja, o problema não é só aqui em nosso país, como costumamos pensar. Esse filme é uma ótima opção para muitos adultos, que na maioria das vezes maltratam e deixam com que as crianças tenham um mau desenvolvimento, e também para nós, crianças ou adolescentes, que quase sempre não damos valor a vida que temos. Assistindo ao filme acabamos percebendo que reclamamos demais e por muito pouco. Achei interessante ver que o cinema não é apenas um meio de lazer, mas também de conscientização.

O curta metragem que se passava na China foi o que mais me tocou. Talvez porque no início ele retrate um pouco de tristeza, mas depois tudo termina bem. Ele foi feito com duas meninas: uma era pobre e foi encontrada perto da lixeira quando bebê por um senhor bem velhinho e com quem era muito feliz. Já a outra era muito rica, porém não passava momentos muito bons, pois seu pai havia se separado de sua mãe e ido viver com outra mulher e outro filho.

O encontro das duas se dá de modo rápido, no entanto, muito bonito. Song Song, a menina rica, tempos antes tinha jogado uma boneca fora e ela acaba indo parar nas mãos da menina pobre. A primeira diz o quanto a boneca estava linda e bem cuidada; a segunda então entrega uma pequena rosa para Song Song.



Emocionante também é a parte que a mãe está quase jogando seu carro num rio com ela e a filha dentro. De repente ela para, olha para a pequena menina e esta lhe da a flor. A mãe acaba percebendo que pode ter uma vida muito boa e feliz com ela. Gostei do jogo de imagens e da utilização da linguagem emotiva predominante em todo o pequeno grande filme.

Vitória Furtado – Aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental II

Cantinho animal

Cachorro também é moda!

Nesse momento você deve estar se perguntando: “como assim, cachorro também é moda?” “Temos um para cada estação do ano?”

Nos Estados Unidos ocorre algo bem parecido, isto é, toda vez que um filme lança uma raça de cachorro diferente como protagonista, todos querem aquele animalzinho fofo, educado e que demonstra seus sentimentos de forma tão doce. Resumindo: sem defeitos! Mas nem tudo é o que parece ser!

Quando seus donos percebem que eles não são apenas isso, que também são bagunceiros, desobedientes, levados... Eles não pensam duas vezes para abandoná-los em qualquer esquina. Nesse momento onde é que está o amor que você o deu antes mesmo de conhecê-lo?

Ter um animal é muito mais que só dar carinho, amor e cuidado, é ter responsabilidade, afinal de contas, um dia ele irá precisar de você assim como você precisou dele. Ele irá envelhecer e sua disposição não vai mais ser como a de antes e você terá que entender.

Clarissa Manhães


Histórias para rir

Helena, 12 anos/8º ano.


“Eu, estava em casa, quando resolvi tomar alguma coisa. Fui até a geladeira, peguei um copo de suco e saí. De repente, ouvi algo e quando voltei percebi que era um miado! Mas de onde vinha aquele miado abafado? Foi aí que me lembrei que ao ir à cozinha, minha gata estava perto de mim. Quando eu abri a minha geladeira minha gata saiu correndo tremendo de frio e com muito medo de mim.”



QUASE QUE O CASÓRIO MELOU!

Larissa, 12 anos/8º ano.

“Ontem foi o casamento do meu tio. Eu estava na casa dele com o meu cachorro e minha mãe. Meu lindo animalzinho simplesmente comeu todo o terno do noivo. Detalhe: ele era alugado!” Meu tio estava a ponto de esganar “elezinho’’ e só não esganou porque eu entrei na frente. “Tiooooooooo, não faz isso não, ele não tem culpa!’’


Bandas de ROCK!


Se vocês são aqueles loucos por banda de rock, estão no lugar certo. Aqui vamos discutir as novidades do rock, quem é o melhor guitarrista, quem é o melhor baixista e qualquer outra coisa que você imaginar.

Nós temos várias bandas de rock muito legais: Acústicos & Valvulados, Cachorro Grande, Casa das Máquinas, DeFalla, Dr. Sin, Fernando Noronha & Black Soul, Fruto Sagrado entre outras. São muitas bandas nacionais e internacionais de todo o mundo, por isso não vai dar para eu citar todas.

A banda de que vamos falar nessa matéria é internacional e muito conhecida; se chama Guns N' Roses. È bem possível que você já conheça né?

A incrível banda Guns N' Roses marcou os anos 80. É uma banda do gênero hard rock e heavy metal. Seus integrantes são: Ole Beich (falecido), Markws Gosbon, Rob Gardner, Tracii Guns, Steven Adler, Izzy Stradlin, Gilby Clarke, Saul "Slash" Hudson, Matt Sorum, Duff McKagan, Josh Freese, Paul Tobias, Buckethead, Bryan "Brain" oMantia e Robin Finck. Em 2004, todos saíram da banda, ficou apenas o vocalista. Ele conseguiu formar novamente a banda, no entanto, com outros integrantes. Um deles, Saul Hudson, mais conhecido como “Slash”, era o guitarrista e o com grande destaque, por isso merecu ser citado.

Ele tem 45 anos, nasceu no Reino Unido, e por ser ex-guitarrista do Guns N' Roses, é muito conhecido pela perfeição em seus solos na guitarra. Ele usa a guitarra Gibson Les Paul, Guild Crossroads Doubleneck, BC Rich Mockingbird, Gibson EDS-1275. As bandas em que ele já participou são: Guns N' Roses, Slash's Snakepit, Slash's Blues Ball e, atualmente, está na Velvet Revolver. Slash sempre é chamado para fazer alguma participação especial em shows de vários artistas. Recentemente disse que é muito viciado no jogo de video-game Guitar Hero e, aproveitando isso, os produtores do jogo o chamaram para fazer parte de uma de suas versões, Guitar Hero III: Legends Of Rock.

Quem não conhece, vale a pena ouvir os grandes sucessos como Sweet Child o’mine, além da banda fazer parte da cultura e história internacional do rock, também é super irado, com um estilo que poucos conseguiram adquirir!

Músicas para ouvir: Sweet Child o’mine e I feel so good today do Charlie Brown Jr.

Rodrigo Lopes Ribeiro - 8º ano manhã
e Bruna Lyra Tavares - 8º ano tarde

Poste para gente!

Qual é sua opinião sobre o noticiário?

Você gostou da notícia?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vamos fazer um blog?


Ontem comentei com um amigo meu sobre um assunto bem cotidianamente moderno: a criação de um blog! Falava de como era bom poder escrever sobre assuntos do nosso próprio interesse e até sugeri a ele que fizesse um.
Não é difícil criar um blog, existem milhares na internet. Difícil mesmo é criar um original. Porém, mesmo sem ser “original”, com dicas básicas, dá para criar um espaço virtual bem bacana, afinal de contas, todo mundo tem algo de bom para dividir com os outros. Precisamos, portanto, colocar isso em prática e persistir, sempre persistir. A coisa demora a evoluir, mas pode ficar boa e, quem sabe, até original!
Escrevam e escrevam sempre! Foi assim que a internet virou o que é hoje. Além do mais, a colaboração de pessoas anônimas que escrevem sobre um assunto poderá mudar a vida de outras de diversas maneiras. Então, vamos fazer um blog hoje?
Ana Cristina Tavares

CARTA DE AMOR

Rio das Ostras, 15 de agosto de 2010.

Menina Linda,

Quero te dizer que te amo muito, mais do que minha própria vida. Acho que você está cansada de saber, né? Mas não me importo, quero que saiba e que nunca se esqueça disso. Pelo menos, assim você tem piedade de mim.

Mesmo fazendo o que você fez, eu te amo. Eu me lembro do nosso primeiro beijo, foi maravilhoso, não foi? Você gostou? Lembro-me que estávamos nos beijando no cinema, pois é o lugar perfeito. Lembro-me também da fortuna que gastei com doces de chocolate e flores. Seu chocolate preferido é Ferreiro Roche e sua flor preferida é a narciso. E de todos os ursinhos que te dei, o que você mais gostou foi o que tinha um coração dizendo, eu te amo. Você gosta da cor amarela, porque acha que rosa é uma cor sem amor, e que roxo é uma cor sem cor, por isso você gosta de amarelo.

Se você quiser, eu posso escrever um livro sobre você, mas você não ia nem se importar. Não sei nem o porquê dessa carta. Acho que acabou mesmo, apesar de tudo que eu escrevi. Saiba que ninguém, mas ninguém nesse mundo pequeno vai te amar como eu te amei e te amo. Beijos.

Com amor,

Seu príncipe apaixonado!

Carreira Profissional



CARREIRA PROFISSIONAL, POR CARLOS ROBERTO DOS R. M. LOMEU

Como se tornar um piloto da FAB (Força Aérea Brasileira)?
ENTREVISTA COM UM PILOTO DA FAB - MAJOR AVIADOR WANDERLEY





01 – Como posso ser piloto da Força Aérea Brasileira?

MAJOR: Os pilotos da Força Aérea Brasileira são formados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, onde é ministrado o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV).
Homens podem realizar este curso ingressando pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena-MG, ou pela AFA. Mulheres podem realizar este curso ingressando somente pela AFA.


02 – Mulher pode ser piloto da Força Aérea Brasileira?

MAJOR: Homens e mulheres que tenham o ensino médio podem se candidatar ao exame de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores da AFA para serem pilotos da Força Aérea.

03 - Como é a rotina de um piloto da Força Aérea?

MAJOR: Após a formação o piloto é classificado em uma das Bases Aéreas espalhadas pelo Brasil, dependendo do tipo de aviação específica que pode ser: Caça, Patrulha Marítima, Helicópteros, Transporte e Busca e Salvamento. Cada tipo de aviação cumpre um programa de treinamento específico, além de garantir a soberania e a segurança do nosso espaço aéreo.

04 – O que você diria para uma criança que quer ser piloto?

MAJOR: Estude bastante e nunca desista dos seus sonhos.

Bullying


Um Mal cada vez mais frequente no mundo.

A tradução poderia ser “assédio”: assédio físico, assédio sexual, assédio moral. O bullying se torna prática cada vez mais frequente em escolas, públicas ou particulares. As ações são direcionadas a qualquer um que seja “diferente” – gordinho, magrelo, nerd. A ação do bullying tem chegado a níveis extremos como os que vemos nos EUA com armas, por exemplo. Normalmente, um apelido é dado a alguém por um amigo, devido a uma característica única dele. Quando um apelido é criado, ele deveria visar as qualidades de uma pessoa e não as suas deficiências físicas ou psicológicas. Sempre que um apelido for dado, pense primeiramente se a pessoa irá gostar dele e também se o mesmo não irá ofender ninguém.

Bullying

Os bullies (agressores) masculinos ‘’preferem’’ usar a agressão direta, isto é, aquela que é direcionada à pessoa, seja ela física ou verbal. Já a agressão social ou bullying indireto é de ‘’preferência’’ feminina, e é aquela que a pessoa faz de tudo para que alguém seja excluído socialmente. Esse tipo de bullying também está relacionado com o preconceito (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

Características dos bullies

Os bullies são caracterizados por quererem resolver todos os problemas com força bruta. Em uma pesquisa feita, psicólogos descobriram que os bullies ficam com raiva mais facilmente do que as outras pessoas. A preocupação que os bullies têm em manter sua imagem com as pessoas é tão grande que eles são capazes de fazer coisas que só os homens das cavernas faziam como torturar e até matar.
O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.

Tipos de Bullying
Ataques físicos repetidos contra uma pessoa; depreciar a vítima sem qualquer motivo; fazer com que a vítima faça o que ela não quer; ameaçá-la para seguir as ordens; isolamento social etc.

Pedro (8º tarde)

Nossa Capa