domingo, 21 de novembro de 2010

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?



O Brasil em 2010 viveu um momento histórico: a vitória da primeira mulher para o mais alto cargo político nacional: Presidente da República! Bom, escolhas políticas a parte, o fato é que tem muita gente se perguntando como se referir a candidata eleita: Presidente da República ou Presidenta da República?
O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), que é o registro oficial do nosso vocabulário, traz “presidenta” como possibilidade, ao lado de “presidente”, para indicar uma mulher ocupando o cargo.
Falemos então da lógica dessa escolha. Olhando a origem da palavra, “presidente” vem do latim praesìdens, éntis - particípio presente de praesidére ‘estar assentado adiante, ter o primeiro lugar; estar à testa de, dirigir, administrar’. Então, pela etimologia, os substantivos terminados em “E” são comuns de dois gêneros, e apenas o artigo os define como masculino e feminino. Em suma, temos duas possibilidades para nos referirmos a nova líder: A Presidente Dilma Rousseff ou A Presidenta Dilma Rousseff.
Pronto, agora é só você fazer a sua escolha!!

Professor Nelson Marques

P.S. Só para causar polêmica: Você sabia que também podemos usar um correspondente feminino para a palavra “cliente”? Pois é, existe a possibilidade de falarmos “clienta”. O que você acha? Explicamos o porquê disso em outra edição da PLOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário